Os sintomas de autismo, usados para o estabelecimento de um diagnóstico segundo o DSM-5, são: Dificuldade de comunicação e interação com outras pessoas; restrição nos interesses e comportamentos repetitivos; presença de sintomas que prejudicam a habilidade da pessoa em funcionar apropriadamente na escola, trabalho e outras áreas da vida.
O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno caracterizado por alterações no desenvolvimento da comunicação e no comportamento, especialmente nas interações interpessoais. É classificado como um transtorno do desenvolvimento pois, em geral, seus sintomas surgem nos primeiros anos de vida. Frequentemente a mãe percebe que algo está diferente já na amamentação, ao notar um olhar distante do bebê. Apesar disso, o autismo pode ser diagnosticado em qualquer idade, inclusive, de forma excepcional, em adultos.
O autismo é conhecido como “espectro” (TEA) pela ampla variação no tipo e gravidade dos sintomas. Ou seja, abrange casos leves, como a Síndrome de Asperger. até casos muito graves, como a Síndrome de Rett (muito rara), com comprometimento grave das relações interpessoais e da capacidade de aprendizagem.
Sinais e Sintomas de Autismo (Transtorno do Espectro Autista)
Os sintomas presentes no autismo, usados para o estabelecimento de um diagnóstico segundo o DSM-5, são:
- Dificuldade de comunicação e interação com outras pessoas.
- Restrição nos interesses e comportamentos repetitivos.
- Presença de sintomas que prejudicam a habilidade da pessoa em funcionar apropriadamente na escola, trabalho e outras áreas da vida.
Ou seja, para caracterizarmos como transtorno, ele deve estar presente em gravidade suficiente para prejudicar o desenrolar normal da vida das pessoas.
Traduzindo em exemplos concretos, abaixo estão alguns comportamentos vistos em pacientes com o Transtorno do Espectro Autista, sendo que a presença de cada comportamento isoladamente não é obrigatória, mas a maioria dos pacientes irá apresentar vários deles.
Comportamentos que mostram dificuldade de comunicação e interação
- Dificuldade em fazer contato visual (não olha nos olhos ou o faz rara e rapidamente).
- Tendência a não olhar ou escutar as pessoas, dando a impressão de estar “desligado” do que ocorre à sua volta.
- Raramente mostra satisfação com objetos ou atividades apontando ou mostrando aos demais.
- Dificuldade ou ausência de resposta ao ser chamado pelo nome ou por outras tentativas para obter sua atenção.
- Dificuldades em manter um diálogo prolongado. Eles falam repetitivamente e não gostam nem de ouvir nem de dar chance para o outro falar
- Falar de maneira repetida sobre um assunto favorito, sem notar que os demais não estão interessados ou sem dar aos demais chance para responder.
- Expressões faciais e corporais incompatíveis com o que está falando
- Em casos mais graves, podem apresentar tom de voz atípico, monótono, podendo soar como um robô, ou até mesmo perder totalmente a capacidade de comunicação.
- Dificuldade em perceber o ponto de vista dos outros. Dificuldade em prever ou entender as ações dos demais.
Sinais de restrição nos interesses e comportamentos repetitivos
Diante da presença de sintomas sugestivos de autismo um psiquiatra com experiência no tratamento de autismo / TEA deve ser consultado. Assim, esse poderá estabelecer o diagnóstico de autismo, excluindo diagnósticos diferenciais, e traçar um plano terapêutico, que deverá incluir medidas farmacológicas e terapias como ABA e TEACH (abordarei esses temas em outra postagem).
Fonte: https://www.nimh.nih.gov/health/topics/autism-spectrum-disorders-asd
Conheça mais sobre o Dr Fernando Avelar Tonelli, médico psiquiatra
Meu filho foi diagnosticado com TDAH a 3 anos ele tomou ritalina por 5 meses desenvolvei e leitura mais a escrita ainda nao esta no quinto ano …ele gosta muito de assistir desenhos repetidos como sherek, divertidamente,carros,ele ja tem 10 anos e nunca se cansa de assistir..se ele gostar ele assiste direto…gosta muito de atividades no computador ou celular ama eletronicos…tento titar ele um pouco dessas repetiçoes que ele assisti ele fica muito ansioso quando nao esta fazendo algo do tipo..pode me orientar …
Pelo que a senhora descreve, provavelmente seu filho já desenvolveu algum grau de dependência de eletrônicos. Essa ansiedade que ele demonstra já pode ser um sintoma de abstinência da tela. Além disso, seria aconselhável que ele se submetesse a uma avaliação psiquiátrica para avaliar se ele não apresenta características de Transtorno do Espectro Autista. Lembro que é impossível fazer um diagnóstico baseado em um relato na internet, sendo esta postagem de caráter puramente educativo.