O principal diagnóstico diferencial do TDAH é o transtorno da ansiedade generalizada. A ansiedade é a principal causa de dificuldades de concentração. Muitos pacientes com déficit de atenção, tem na realidade ansiedade, não fechando o diagnóstico de TDAH. Pode porém haver a sobreposição dos quadros, com ocorrência simultânea de TDAH e transtorno de ansiedade.
Frequência do TDAH
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos mais comuns em serviços de psiquiatria da infância e adolescência, permanecendo na vida adulta em até 70% dos indivíduos.
De acordo com estudo publicado no jornal Molecular Psychiatry em setembro de 2023, a prevalência do TDAH (quantidade de indivíduos vivendo com a doença em um momento) em crianças e adolescentes foi de 5,41% (baseada em dados coletados até 2013). Esse estudo se baseia em critérios diagnósticos do DSM ou do CID e aí que começa o problema.
De fato o TDAH é um transtorno comum no consultório de psiquiatria, porém muitos pacientes chegam com o diagnóstico baseado em preencher respostas a um questionário, sem levar em consideração os diagnósticos diferenciais. Não podemos cair no erro do super diagnóstico, nem jogar o diagnóstico para debaixo do tapete, como se ele não existisse. O erro diagnóstico, conduz ao erro na instituição do tratamento medicamentoso e de medidas não medicamentosas.
Teste para TDAH – ou Diagnóstico não se faz por Check list
Os critérios diagnósticos do DSM e CID (usados para os testes) tem seu valor, mas a avaliação diagnóstica não é feita friamente, avaliando uma lista de sintomas, mas deve contar com a participação da experiência clínica do médico, que levará em conta os diagnósticos diferenciais.
Diagnósticos diferenciais do TDAH
O principal diagnóstico diferencial do TDAH é o transtorno da ansiedade generalizada. A ansiedade é a principal causa de dificuldades de concentração. Muitos pacientes com déficit de atenção, tem na realidade ansiedade, não fechando o diagnóstico de TDAH. Pode, porém, haver a sobreposição dos quadros, com ocorrência simultânea de TDAH e transtorno de ansiedade.
Depois da ansiedade, outras causas de déficit de atenção / dificuldade de atenção, que podem se confundir ou associar com TDAH, são:
- transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares (englobando dificuldade de soletração, leitura, matemática – discalculia, expressão escrita, linguagem – dislexia)
- retardo mental leve
- transtornos de personalidade (transtorno de personalidade dissocial/antissocial)
- superdotação
- distúrbios de audição e da visão
- anemia.
Entre os quadros que podem causar hiperatividade, se confundindo ou se associando ao TDAH, causando dificuldades no diagnóstico diferencial destacam-se:
- Transtorno Desafiador e de Oposição (conhecido como TOD, da sigla em inglês)
- Hipertireoidismo
- Doenças do sistema nervoso central (como por exemplo após traumatismo craniano)
- Transtorno do desenvolvimento da coordenação psicomotor
- Privação do sono
- Uso de fármacos e drogas de abuso
- Uso de telas (em especial animações e videogames de alto estímulo)
- Sistema de ensino mal adaptado às necessidades normais da criança (sem oportunidade para brincadeiras livres e atividades físicas)
Saiba mais sobre o Dr Fernando Avelar Tonelli, médico psiquiatra em Vitória-ES.
Links externos:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2957278/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6199644/
0 comentários