Ansiedade

ansiedade, ilustração de homem estressado olhando o relógio no punho e com um relógio acorrentado ao tornozelo, vários relógios ao fundo

Autor: Dr Fernando Tonelli

Católico. Pai. Médico psiquiatra, graduado em Vitória pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduação pela PUC-Rio. Presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES). Atualmente clinica em Vitória ES, onde presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes, adultos e famílias. É também engenheiro eletricista, técnico agrícola e músico.

27/06/2023

Angústia, medo de acontecimentos futuros, sensação de coração acelerado, sensação de sufocamento, sensação de bolo na garganta. Em um mundo de respostas rápidas e textos curtos, ifood e redes sociais, esperar se tornou uma tarefa penosa e as queixas relacionadas à ansiedade se tornaram o principal motivo de procura por consulta psiquiátrica.

Sintomas de Ansiedade

Dentre os sintomas de ansiedade, podemos destacar:

• Angústia
  • Medo de acontecimentos futuros
  • Sensação de coração acelerado ou palpitação
  • Sensação de sufocamento
  • Sensação de bolo na garganta
  • Suor
  • Tremores
  • Formigamento
  • Insônia

Os sintomas da ansiedade são, em sua maioria, a manifestação orgânica da produção excessiva de adrenalina. A adrenalina é um hormônio produzido normalmente em situações de estresse, porém no paciente que sofre de ansiedade generalizada, ela é produzida de forma exagerada e persistente. Isso culmina com a sensação de que se vai perder o controle da situação. As reações mais comuns, diante desses sintomas, são a evitação e a irritabilidade. O mais comum é a evitação das situações que desencadeiam as crises de ansiedade, levando frequentemente o paciente a evitar sair de casa. Já nos casos que reagem com irritabilidade, o paciente exibe comportamento agressivo diante dos estressores.

O Mal do Século

A sociedade contemporânea exige um ritmo de atividades muito mais acelerado do que jamais vivenciado pelo homem em sua história, frequentemente ultrapassando os limites biológicos do corpo. Isso culmina com um desequilíbrio na produção de neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelo sistema nervoso), desencadeando o quadro de ansiedade.

Quais são os Transtornos Ansiosos

Os transtornos ansiosos são diversos, diferindo entre si em gravidade, circunstâncias e sintomatologia, são eles:

• Transtono de Ansiedade Generalizada (TAG)
  • Reação Aguda ao Estresse
  • Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT)
  • Transtorno Misto Ansioso Depressivo
  • Transtorno de Pânico
  • Transtorno de Adaptação
  • Transtornos fóbicos ansiosos
  • Transtorno obsessivo compulsivo
  • Transtornos Dissossiativos ou de Conversão
  • Transtorno Somatoforme

Diagnóstico dos Transtornos de Ansiedade

Na avaliação diagnóstica, é importante investigar outras doenças como hipertireoidismo, tumores produtores de catecolaminas, uso abusivo de substâncias psicoativas (como cocaína e seus derivados, anfetaminas), uso de anabolizantes (hormônios para ganho de massa muscular), doenças cardiológicas que cursam com taquicardia, abstinência de nicotina e álcool, privação do sono. No diagnóstico diferencial encontram-se transtornos de personalidade que podem cursar com sintomas ansiosos, como o transtorno de personalidade explosivo intermitente e o transtorno de personalidade esquiva. Muitas vezes os sintomas de ansiedade podem camuflar um quadro de depressão, sendo frequente a associação de sintomas ansiosos e sintomas depressivos, configurando um quadro de Transtorno Misto Ansioso e Depressivo

Tratamento dos Transtornos de Ansiedade

No tratamento, o principal são as medidas não farmacológicas, com mudanças no estilo de vida. Dentre as medidas não farmacológicas para o controle da ansiedade destacam-se:

• prática religiosa
  • prática regular de exercícios físicos
  • psicoterapia
  • alimentação balanceada, rica em frutas e verduras
  • prática de hobbies
  • atividades de lazer

Porém, nem sempre essas medidas são possíveis ou suficientes. Atualmente contamos com um arsenal farmacológico bastante eficaz para recuperar o equilíbrio na produção de neurotransmissores e melhorar a qualidade de vida. Diante de um quadro de ansiedade, procure um psiquiatra para correto estabelecimento do diagnóstico e da melhor abordagem terapêutica.