Transtornos Alimentares

transtornos alimentares

Autor: Dr Fernando Tonelli

Médico psiquiatra, graduação em Vitória pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduação pela PUC-Rio. Membro da diretoria do CRM-ES, gestão 2019-2023. Atualmente clinica em Vitória ES, Guarapari ES e Serra ES, onde presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes, adultos e famílias.

16/02/2021

Transtornos Alimentares

Preocupação excessiva com comida, com o peso ou com a forma, são indícios de um distúrbio alimentar. Os transtornos alimentares caracterizam-se por alterações no padrão alimentar ligados a distúrbios emocionais e alterações nos padrões de pensamento.

Qual a causa dos transtornos alimentares?

Diversos fatores estão envolvidos na etiologia dos distúrbios alimentares. Dentre eles encontramos os fatores ambientais no desenvolvimento, fatores orgânicos (genéticos) e dinâmica familiar. Além disso, não é incomum a ocorrência concomitante de outros distúrbios psiquiátricos como transtorno da ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno dismórfico corporal, abuso de álcool e drogas.

Quais os tipos de transtorno alimentar?

Os transtornos alimentares mais comuns em psiquiatria são a Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa e o Transtorno da Compulsão Alimentar. Outros padrões que podemos agrupar a esses transtornos são a vigorexia e anorexia alcoólica.

Qual a diferença entre Anorexia e Bulimia?

Os pacientes portadores de anorexia nervosa possuem uma visão corporal distorcida, sentem-se gordos mesmo que, na realidade, já sejam extremamente magros, até mesmo caquéticos. Por isso, na tentativa de reduzir drasticamente o peso, praticam dieta restritiva rigorosa. Esse é um transtorno tipicamente feminino e ligado a algumas categorias profissionais, principalmente bailarinas e modelos.

Em contrapartida, pacientes com Bulimia Nervosa apresentam um desejo irresistível pela comida, consumindo quantidades exageradas de alimentos em curto espaço de tempo. Para compensar os possíveis efeitos de ganho de peso, fazem uso de medicamentos laxativos e purgantes, inibidores do apetite, diuréticos; além de promoverem vômitos auto-induzidos. A grande maioria dos pacientes também é do sexo feminino, sendo mais comum nos países desenvolvidos e nas classes sociais mais altas.

O que é compulsão alimentar?

Na compulsão alimentar ocorrem episódios onde o paciente ingere grandes quantidades de comida em curto espaço de tempo e se sentem sem controle sobre seu comportamento alimentar durante os episódios. Esse comportamento pode levar a complicações metabólicas graves, como obesidade e diabetes.

O que é Vigorexia?

A vigorexia caracteriza-se pelo medo irracional de ficar gordo, acompanhado de esforços extremos para perder peso, de várias formas: dieta privativa rigorosa, auto-indução de vômitos, auto-medicação, exercícios físicos em excesso.

O que é a anorexia alcoólica (drunkorexia)

A anorexia alcoólica não é reconhecida com um transtorno à parte, mas é um comportamento que vem sendo observado, em especial na população jovem. Caracteríza-se pelo hábito de restringir a ingesta alimentar para compensar as calorias ingeridas pelo consumo de álcool. É um comportamento de risco pois aumenta a ocorrência de perda súbita de consciência e intoxicação alcoólica aguda.

Como é o tratamento dos transtornos alimentares

Os transtornos alimentares devem ser tratados de maneira multidisciplinar. A base do tratamento é uma criteriosa avaliação diagnóstica, feita pelo médico psiquiatra. Várias classes de medicamentos podem ser utilizadas de acordo com os transtornos psiquiátricos de base. Além da abordagem psiquiátrica, é necessário tratar as diferentes complicações orgânicas dos distúrbios alimentares; bem como fazer acompanhamento psicológico. É bom frisar que, exceto nos casos de compulsão alimentar, os pacientes em geral não buscam tratamento por iniciativa própria, sendo levados ao médico por insistência dos familiares. Irei escrever futuramente artigos detalhando as características individuais de cada transtorno alimentar e seu tratamento.

Leia mais em:

 

 

Postagens relacionadas:

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta com o psiquiatra

Consultório Vitória (Principal)

(27) 3225-0868

(27) 99933-9963

Av Nossa Senhora da Penha 570 sl 209. Ed Centro da Praia. Praia do Canto. Vitória - ES

 

 

Consultório Guarapari (Psicomedic)

(27) 3362-1858

(27) 3361-5066

R Prefeito Epaminondas de Almeida, 181. Pq da Areia Preta. Guarapari - ES

Nota: o link de WhatsApp ao pé da página é para contato com o consultório de Vitória. Para agendamento em Guarapari, ligar no telefone acima.

Pin It on Pinterest