Saúde Mental e Psiquiatria

Autor: Dr Fernando Tonelli

Médico psiquiatra, graduação em Vitória pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduação pela PUC-Rio. Membro da diretoria do CRM-ES, gestão 2019-2023. Atualmente clinica em Vitória ES e Guarapari ES, onde presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes, adultos e famílias.

01/03/2020

Saúde Mental e Psiquiatria

Definindo saúde

Focando na SAÚDE MENTAL, antes precisamos definir o que é MENTE. O cérebro é o órgão responsável por coordenar todas as ações do restante do corpo e de si mesmo. A esse conjunto de ações funcionais denominamos MENTE.

O senso comum geralmente define SAÚDE como sendo a simples ausência de doenças. Porém, o conceito atual de saúde, conforme a Declaração de Alma-Ata, é “o completo bem-estar físico, mental e social” Ou seja, a pessoa saudável é aquela que se sente bem fisicamente (aqui incluída a ausência de doenças), tem suas funções mentais sendo exercidas de maneira satisfatória e uma condição de vida social que supre as necessidades de moradia, alimentação, segurança, educação, lazer, etc.

Focando na SAÚDE MENTAL, antes precisamos definir o que é MENTE. O cérebro é o órgão responsável por coordenar todas as ações do restante do corpo e de si mesmo. A esse conjunto de ações funcionais denominamos MENTE. Assim, “mente é o conjunto de funções que abrange: o pensamento (com a capacidade de abstração, de raciocínio, planejamento, discernimento), o controle do comportamento (como reagimos e agimos diante de cada situação), as relações afetivas, o estado de humor, a memória, a sensopercepção, a linguagem, interações com o meio ambiente, controle da psicomotricidade.

Quando essas funções estão trabalhando de maneira equilibrada e nos dão uma sensação de bem-estar, podemos dizer que temos Saúde Mental. Caso contrário, se uma ou várias funções mentais encontram-se disfuncionais, isso pode levar a um estado de sofrimento ou desconforto mental que transtorna o curso de nossa vida. A esse estado de mal funcionamento mental chamamos Transtorno (ou doença) Mental.

O cuidado da saúde mental

O profissional médico que cuida da Saúde Mental é o Médico Psiquiatra. Porém, com o conceito de saúde é muito amplo, outros profissionais podem ser necessários para auxiliar o tratamento: psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, pedagogos, educadores físicos, assistentes sociais.
Assim, precisamos acabar com o preconceito, ainda existente, de que “quem precisa de Psiquiatra (ou psicólogo) é doido”. A loucura (Esquizofrenia) é apenas uma das doenças mentais. Outras, muito mais comuns, são a Depressão, o Pânico, Ansiedade Generalizada, Demências, Dependências, Fobias, Transtornos Alimentares, Déficit de Atenção, Autismo, Transtornos do Sono. Todas elas são, quando bem diagnosticadas e devidamente acompanhadas, responsivas ao tratamento psiquiátrico.

Leitura sugerida:

Postagens relacionadas:

Fadiga Crônica e Neurastenia

Fadiga Crônica e Neurastenia

Fadiga Crônica e Neurastenia A fadiga crônica no dia-a-dia do médico A fadiga crônica é uma queixa frequente na...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta com o psiquiatra

Endereço Vitória (Principal)

(27) 3225-0868

(27) 99933-9963

Av Nossa Senhora da Penha 570 sl 209. Ed Centro da Praia. Praia do Canto. Vitória - ES

 

 

Endereço Guarapari (Psicomedic)

(27) 3362-1858

(27) 3361-5066

R Prefeito Epaminondas de Almeida, 181. Pq da Areia Preta. Guarapari - ES

Nota: o link de WhatsApp ao pé da página é para contato com o consultório de Vitória. Para agendamento em Guarapari, ligar no telefone acima.

Pin It on Pinterest