Dependência de Celular

Autor: Dr Fernando Tonelli

Médico psiquiatra, graduação em Vitória pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduação pela PUC-Rio. Membro da diretoria do CRM-ES, gestão 2019-2023. Atualmente clinica em Vitória ES e Guarapari ES, onde presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes, adultos e famílias.

28/02/2020

Dependência de Celular

Podemos dizer que a dependência de celular se transformou numa doença dos nossos tempos?

De certa forma sim. O que nós observamos é que, com os avanços tecnológicos ocorridos de forma muito veloz desde a segunda metade do século XX, o fascínio do ser humano por tais novidades levou a mudanças de hábitos e costumes também de uma forma muito rápida. Algumas pessoas são mais vulneráveis e não conseguem controlar seus impulsos. Isso pode levar a exageros de tal ordem que passam a ter prejudicados outros aspectos importantes de suas vidas, inclusive causando sérios transtornos em seus relacionamentos, nos estudos e trabalho. Mas, não dizemos que a dependência de celular trata-se de uma doença, mas sim um Transtorno do Controle dos Impulsos.

E, como saber se meu filho é dependente de celular ou de videogame?

Um psiquiatra americano, Young, propôs uma série de critérios para ajudar a definir se o indivíduo sofre de “DEPENDÊNCIA DA INTERNET”. Assim, podemos usar esses mesmos critérios, que modifiquei colocando na forma de perguntas:

  1. Seu filho demonstra preocupação excessiva com a internet, por exemplo, ele fica muito ansioso para verificar suas redes sociais e a primeira coisa que faz ao chegar em casa é conectar-se na internet ou começar a jogar o videogame?
  2. Ele está sempre aumentando o tempo que passa conectado para obter a mesma satisfação?
  3. Apresenta dificuldade quando é necessário diminuir o tempo de uso do celular?
  4. Está apresentando sinais de irritabilidade ou sintomas depressivos?
  5. Se você restringe o tempo dele usar o celular, ele reage com mudança do estado de humor?
  6. Se você combina com ele um tempo que poderá ficar conectado, ele não obedece e fica mais tempo do que foi estabelecido?
  7. Seus estudos e seus relacionamentos estão sendo prejudicados pelo uso excessivo do celular?
  8. Ele mente com freqüência sobre a quantidade de tempo que passa conectado?

Se a resposta a 3 ou mais destas perguntas for SIM, provavelmente ele está dependente e, o ideal é que se procure um profissional em Saúde Mental (Psiquiatra ou Psicólogo) para dar o diagnóstico e ajudar a superar o problema.

Ficando constatada a dependência, há tratamento?

Sim, há tratamento, mas não um modelo padrão. Cada caso deverá ser bem avaliado pelo profissional e, de uma maneira geral, se o indivíduo apresenta algum outro transtorno psiquiátrico em co-ocorrência, como o Transtorno Depressivo Maior ou Transtorno de Ansiedade Generalizada ou Déficit de Atenção/ Hiperatividade, deve-se tratar com medicamentos prescritos pelo psiquiatra e associa-se a psicoterapia que visa a moderação do hábito por meio da substituição e variação de atividades de lazer, bem como o treino de habilidades sociais. Se adequadamente tratado, o prognóstico é bom, com recuperação do desempenho escolar, readequação da vida social e do convívio familiar.

Leia mais em:

Postagens relacionadas:

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Uso de Telas e Desenvolvimento Cerebral | Dr Fernando Tonelli - Psiquiatra Vitória - […] Você quer saber se seu filho é viciado em celular? Leia o artigo “Dependência de Celular“. […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta com o psiquiatra

Endereço Vitória (Principal)

(27) 3225-0868

(27) 99933-9963

Av Nossa Senhora da Penha 570 sl 209. Ed Centro da Praia. Praia do Canto. Vitória - ES

 

 

Endereço Guarapari (Psicomedic)

(27) 3362-1858

(27) 3361-5066

R Prefeito Epaminondas de Almeida, 181. Pq da Areia Preta. Guarapari - ES

Nota: o link de WhatsApp ao pé da página é para contato com o consultório de Vitória. Para agendamento em Guarapari, ligar no telefone acima.

Pin It on Pinterest