Depressão em Crianças e Adolescentes

depressão em crianças ou adolescentes

Autor: Dr Fernando Tonelli

Médico psiquiatra, graduação em Vitória pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduação pela PUC-Rio. Membro da diretoria do CRM-ES, gestão 2019-2023. Atualmente clinica em Vitória ES e Guarapari ES, onde presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes, adultos e famílias.

03/07/2020

Atualmente, graças à evolução das Neurociências e à moderna Psicofarmacologia, sabemos que realmente a Depressão pode acometer crianças e adolescentes, com aspectos sutilmente diferentes dos quadros depressivos do adulto.

Depressão – muito além da tristeza

A Depressão não é simplesmente uma doença cuja característica fundamental é a tristeza constante e profunda. Na realidade, os critérios atuais para diagnóstico psiquiátrico definem Depressão como um conjunto de sinais e sintomas, ou seja, uma síndrome onde o humor deprimido ou tristeza duradoura pode ou não estar presente.

Depressão em Crianças e Adolescentes

Apesar de haver descrições deste quadro de sintomas em crianças e adolescentes desde o século XVII, até cerca de 1960 havia muita dúvida acerca da sua existência, principalmente em função da Teoria Psicanalítica crer que o “Superego” imaturo da criança não permitiria o desenvolvimento de Depressão.
Atualmente, graças à evolução das Neurociências e à moderna Psicofarmacologia, sabemos que realmente a Depressão pode acometer crianças e adolescentes, com aspectos sutilmente diferentes dos quadros depressivos do adulto. E a melhor maneira de avaliar é procurar a opinião de um bom profissional da área da Saúde Mental – Psiquiatra ou Psicólogo, com boa experiência nesta faixa etária.

Sintomas de Depressão Infantil

A depressão infantil apresenta sintomas característicos. Uma maneira simples de reconhecer a Depressão em crianças e adolescentes é responder às seguintes perguntas:

  1. A criança ou adolescente está apresentando, com freqüência, humor irritável ou depressivo? E o humor varia ao longo do dia?
  2. Está dormindo pouco ou exageradamente, ou com sono agitado?
  3. Apresenta desânimo e falta de interesse ou prazer em atividades que gostava?
  4. Apresenta dificuldades de atenção e concentração, em casa e na escola?
  5. Está com diminuição ou aumento anormal do apetite?
  6. Apresenta muita agitação?
  7. Tem uma imagem de si mesmo negativa (auto-depreciação)?
  8. Manifesta sentimento de culpa excessivo ou inapropriado?
  9. Está muito pessimista?
  10. Manifesta sentimentos de rejeição, dizendo: “Ninguém gosta de mim!”?

O diagnóstico deve ser feito o mais precocemente possível pois, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, com apoio psicológico e, se necessário, com o uso de medicamentos antidepressivos apropriados para esta faixa etária, melhores são as chances de uma recuperação e maior a possibilidade desta criança ou adolescente se desenvolver como um adulto psicologicamente saudável.

Conheça mais sobre o Dr Fernando Avelar Tonelli, médico psiquiatra.

Postagens relacionadas:

Sintomas de Autismo (TEA)

Sintomas de Autismo (TEA)

Os sintomas de autismo, usados para o estabelecimento de um diagnóstico segundo o DSM-5, são: Dificuldade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua consulta com o psiquiatra

Consultório Vitória (Principal)

(27) 3225-0868

(27) 99933-9963

Av Nossa Senhora da Penha 570 sl 209. Ed Centro da Praia. Praia do Canto. Vitória - ES

 

 

Consultório Guarapari (Psicomedic)

(27) 3362-1858

(27) 3361-5066

R Prefeito Epaminondas de Almeida, 181. Pq da Areia Preta. Guarapari - ES

Nota: o link de WhatsApp ao pé da página é para contato com o consultório de Vitória. Para agendamento em Guarapari, ligar no telefone acima.